Rondônia vem mostrando resultados ascendentes e significativos de crescimento. Em virtude desse processo, muitas empresas estão investindo em nosso Estado, e em contrapartida, o governo promove ações para que o retorno seja recíproco.
Frigoríficos também recebem incentivos e garante empregos
O Governador Ivo Cassol juntamente com os representantes do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) aprovaram nesta segunda-feira (04), na vigésima oitava reunião ordinária do Conder, projeto de incentivo tributário ao Desenvolvimento Industrial e Agroindustrial tendo sido concedido crédito presumido a cinco indústrias que irão se instalar nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho.
O Programa de Incentivo Tributário (PIT) realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) objetiva a outorga de crédito presumido do valor do ICMS debitado que varia de 65% a 85%. Este benefício é disponibilizado para os empreendimentos desses setores com o alvo de estimular o beneficiamento e a transformação em maior escala das matérias- primas regionais, fortalecendo segmentos potenciais de forma a propiciar a verticalização, diversificação e a consolidação da economia do Estado.
As empresas recebem o incentivo pelo período máximo de 10 anos e uma das preocupações do governador é que Rondônia permaneça progredindo, mesmo depois de seu pleito e do período estabelecido pelo incentivo, e para que este projeto possa promover o desenvolvimento do Estado, sem prejudicar a arrecadação que também é significativa para seu prosseguimento. “As empresas terão o incentivo aprovado desde que atendam aos requisitos do Conselho e com o compromisso de permanecer em Rondônia gerando investimento, emprego e renda, garantindo crescimento mesmo depois do meu mandato” afirma o governador, presidente do Conder
De acordo com o secretário executivo do Conder, Marco Antônio Petisco, “os empreendimentos incentivados seguem a linha de produção de frigorífico, beneficiamento de arroz, estanho fundido, solda, emulsão asfáltica e mecano-soldados. Segmentos estes de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia com o compromisso de gerar 327 novos empregos em um investimento de R$ 21.278.601,49”, afirmou o secretário.
O programa foi criado para possibilitar a execução da política pública de incentivo ao Desenvolvimento Industrial e Agroindustrial garantindo maior competitividade às empresas já instaladas no estado e àquelas que queiram se instalar, estimulando o desenvolvimento econômico e social, fomentando as atividades produtivas, criando novos postos de trabalho e, conseqüentemente gerando emprego, renda e melhoria na qualidade de vida.
Fonte: A/I SEDES Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social