A Academia Sergipana de Letras (ASL) promoveu no dia 21 de junho, uma Sessão Especial em homenagem ao sesquicentenário de nascimento do escritor sergipano João Ribeiro, que nasceu em Laranjeiras, foi ocupante da 31ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e que dedicou a vida ao estudo, pesquisa e produção intelectual.
O evento aconteceu no espaço Multieventos do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), onde contou com a presença de acadêmicos, personalidades do meio artístico-cultural, o Diretor geral dos Correios/SE Fernandes Jasmin, além de representantes do governo do Estado, a exemplo do secretário da Casa Civil, Oliveira Junior e a secretária da Cultura, Eloísa Galdino.
Após a execução do hino Nacional a Relações Públicas do PMOC, Wania Macedo falou sobre a importância do evento e a interação com a ASL. Ela leu um texto sobre a obra “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, escrito pelo coordenador administrativo do Museu, o jornalista José Cláudio Teixeira. Em seguida, o presidente da Academia, Anderson Nascimento falou sobre a obra de João Ribeiro destacando a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo homenageado. Segundo ele, é motivo de júbilo para a Academia Sergipana de Letras e para instituições culturais a realização da homenagem, pois trata-se de um ilustre sergipano que se destacou no campo educacional e legou para a posteridade um acervo cultural de grande importância. “João Ribeiro foi o divulgador no Brasil do Movimento da História Cultural, o qual passou a dar um lugar de proeminência para a cultura e o povo”, concluiu.
Durante o evento a jovem poetisa Dirce Nascimento declamou um poema de Fausto Cardoso e o público também pôde assistir à apresentação do Coral ‘Em Canto’ da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, sob a regência de Álvaro Araújo. No momento em que foi lançado o carimbo e o selo comemorativo ao sesquicentenário de João Ribeiro, foi convidada a Assessora de Comunicação da Editora Diário Oficial, Autimira Menezes, que representando o órgão recebeu a cartela com do selo, entregue pelo Diretor geral dos Correios de Sergipe, Fernandes Jasmin.
A comemoração ao sesquicentenário de João Ribeiro foi um evento organizado pela ASL, com o apoio da Editora Diário Oficial, responsável pela logística e editorial do evento; da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos/ Sergipe, responsável selo personalizado de autoria do artista sergipano Elias Santos, que traz a imagem do filólogo, historiador e ensaísta laranjeirense, João Ribeiro; e da Escola de Artes Valdice Teles, representada pelo coral “Em Canto” que abrilhantou o evento.