13 de novembro de 2009 – Em cerimônia realizada ontem à noite no Hotel San Marco, Asa Sul, a Imprensa Nacional formalizou sua participação na terceira edição do Programa Pró-Equidade de Gênero do Governo Federal, por meio da assinatura conjunta do Termo de Compromisso, pelo Diretor-Geral Fernando Tolentino, e pela Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, Nilcéa Freire, instituidora do programa. Outras 72 organizações públicas e privadas também aderiram ao programa na mesma ocasião.
Testemunha do ato de assinatura, o Coordenador da Câmara de Pró-Equidade de Gênero da Imprensa Nacional, João Valentim Wayl da Costa, informou que o passo seguinte será a apresentação do Plano de Ação da Câmara, uma das três obrigações previstas no Termo assinado ontem. As outras duas são, primeiro, conscientizar, sensibilizar e estimular as práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Segundo, contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.
O compromisso da SPM, órgão também vinculado à Presidência da República é o de assessorar tecnicamente a Imprensa Nacional, via Comitê de Pró-Equidade de Gênero, no desenho e implementação das ações e projetos constantes do Plano de Ação, além de reconhecer publicamente o compromisso da Casa com a equidade de Gênero no mundo do trabalho, mediante a concessão do Selo Pró-Equidade.