O registro dos debates, propostas, anteprojetos e discussões publicadas no Diário Oficial são a única fonte histórica do Legislativo, que hoje possui em sua base apenas as leis ordinárias do período de 1972 a 2008.
Com a digitalização do acervo – projeto assinado em 17/12 na própria Assembléia – a história do Poder Legislativo, a partir de 1835, será preservada e estará disponível para consultas em um diretório único, confiável e seguro, pois todo o conteúdo será certificado digitalmente.
Algumas decretos e leis são anteriores à publicação do Diário Oficial e só estão publicados em brochuras da Alesp, dai a importância da digitalização, inclusive para manter sua perenidade.
“São Paulo merece todo este processo acelerado de modernização. Digitalizar todas as leis do nosso Estado é um grande ganho para a cidadania. As pessoas vão poder ler, acompanhar a história e fazer as suas reflexões de todo o processo que São Paulo viveu nestes 170 anos”, conclui o diretor-presidente da Imprensa Oficial de São Paulo Hubert Alquéres.
Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Vaz de Lima, a tecnologia deve estar a serviço do cidadão. “Não há de se ter medo dessas ferramentas, porque elas foram criadas para facilitar a vida de todos”, afirmou.
Lucia Dal Medico, diretora de Gestão de Negócios, espera que o projeto seja exemplo para todo o poder público preocupado com o acesso à informação.
O trabalho deverá estar concluído até 2010.