O diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino, foi eleito hoje à tarde para o cargo de presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais-Abio, durante a 24ª reunião da entidade, realizada em São Paulo. Além de Tolentino na presidência, a composição da nova diretoria é a seguinte, para o mandato de 2011/2013:
Primeiro vice-presidente: Luiz Gonzaga, Bahia; Segundo vice-presidente: Terezinha Debatin, Santa Catarina; Secretário-Geral: Luiz Eduardo Oliva, Sergipe. Conselho Fiscal: Carlos Alberto Pavan, Minas Gerais; Ademir Rodrigues, Espírito Santo e Marcos de Souza, Rio Grande do Norte. As diretorias regionais ficaram definidas assim: Centro-Oeste, Luís Armando Vitório, Mato Grosso; Norte, Cláudio Rocha, Pará; Nordeste, Ricardo Melo, Pernambuco; Sul: Homero Paim, Rio Grande do Sul; Sudeste, Haroldo Zager, Rio de Janeiro.
Acatando uma proposta do próprio Tolentino, a presidência da Rede de Boletins Oficiais da América deixa de ser acumulada pelo presidente da Abio, cargo agora ocupado pelo presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, Marcos Monteiro. Para a diretoria da América Latina o nome escolhido foi o do presidente da Imprensa Oficial do Rio Grande do Sul, Homero Paim.
Cabe à Abio buscar a valorização das imprensas oficiais, promover a troca de informações e experiências entre esses órgãos, inclusive as instituições congêneres dos países de língua portuguesa e da América e defender a manutenção da obrigatoriedade de publicação nos diários oficiais dos balanços de empresas públicas e privadas, como forma de assegurar transparência, perenidade, legalidade e cidadania.
Segundo Fernando Tolentino, “a Abio precisa passar por um processo de reestruturação interna, de retomada de suas atividades de manteira desconcentrada, assegurando maior participação de suas associadas”.
O novo presidente defende também um relacionamento mais intenso da Entidade com o Legislativo e o Judiciário, onde é preciso deixar claro que se trata de uma instituição plural e com coesão com relação aos seus objetivos. Outra meta evidenciada na reunião foi a atração das associadas que não estão tendo participação mais efetiva nas atividades da Associação.