O projeto do Parque Tecnológico de Salvador (TecnoVia), a ser instalado na Avenida Paralela, ganhou em 28.10 o primeiro aporte de investimentos. O grupo Portugal Telecom – maior empresa de telecomunicações daquele país que controla no Brasil a operadora de celular Vivo – firmou protocolo de intenções com o governo estadual para a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento de softwares nas áreas de telecomunicações e tecnologia da informação.
O documento foi assinado pelo governador Jaques Wagner e pelo presidente do grupo, Zenai Bava, em solenidade na casa de eventos Unique, na Avenida Tancredo Neves. O primeiro-ministro português, José Sócrates de Sousa, que veio à Bahia para participar da IX Cimeira Brasil-Portugal, também prestigiou o evento, ressaltando a importância da afirmação da língua portuguesa na tecnologia da informação desenvolvida pelos dois países.
A solenidade também marcou a doação pela subsidiária Vivo de 25 computadores modernos (mini laptops educacionais de baixo custo) para o Colégio Estadual Anísio Teixeira, situada no bairro da Caixa D’Água. Alunos da escola testaram os equipamentos na mesma hora, em frente às autoridades.
“Temos que firmar a nossa língua portuguesa também nas relações econômicas que impliquem em negócios com todo o mundo”, disse. Sobre a decisão da empresa portuguesa de instalar um centro telecomunicações na Bahia, ele avaliou como um avanço nas relações comerciais em relação à história. “Antes, a gente só buscava parcerias que enaltecia a nossa história comum, hoje essa história é a base para a força de novas relações de negócios comuns que também reafirmem mundialmente a força da nossa língua”, disse.
A solenidade da assinatura do protocolo entre a Portugal Telecom e o governo baiano foi um dos últimos compromissos de José Sócrates em Salvador. Ele aproveitou para agradecer a Wagner “pela hospitalidade do governo e do povo”.
O governador ressaltou o fato do projeto do parque tecnológico “ser iniciado justamente por uma empresa de um país que começou a construir a Bahia”, como ressaltou, completando: “o Estado terá todo empenho para que seja mais um dos muitos acordos e protocolos que pretendemos firmar seja com o governo, seja com empresas portuguesas”.
Projeto – O centro de pesquisa da Portugal Telecom será instalado no prazo de um ano e seis meses, com obras já sendo iniciadas este ano. O projeto será coordenador pela PT Inovação Brasil, outra empresa do grupo.
Está prevista a contração, até dezembro, de 50 técnicos da área e aproximadamente 150 engenheiros em três anos. Outro compromisso da empresa é de investir em pesquisa pelas universidades baianas, num total de R$ 100 mil por ano.
O Estado, por sua vez, concederá incentivos, a exemplo de R$ 500 mil no primeiro ano para a aplicação em infra-estrutura e equipamentos, além da possibilidade de redução em até 90% da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente nos serviços de comunicações.
A Portugal Telecom é a maior empresa portuguesa de telecomunicações, líder os segmentos onde atua, com presença em 14 países e mais de 60 milhões de clientes. A PT Inovação está presente em quatro continentes, atuando em Angola, Botswana, Cabo Verde, Guné-Bissau, Moçambique, Marrocos, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Venezuela e Paraguai, além de Portugal e Brasil. (Agecom/BA)