Por Helen Lugarinho
O terceiro painel do primeiro dia da 63ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio) uniu, nesta quinta-feira (19), os grupos técnico e executivo para debater sobre as transformações digitais e os novos caminhos dos Diários Oficiais. Com o tema “Busca na Web – Estratégias para o futuro”, os quatro palestrantes que compuseram a mesa compartilharam suas experiências profissionais e propuseram soluções para a comunicação das Imprensas por meio de exemplos atuais, principalmente associando ao comportamento do consumidor de notícias.
Como grande parte das pessoas já se informa através da internet, a jornalista Raquel Almeida sugeriu que as Imprensas Oficiais procurem novos layouts e produzam conteúdos específicos para atender essa nova demanda.
“As pessoas querem cada vez mais comodidade na busca de informações e todo mundo está com um celular na mão o tempo todo. É muito importante que as Imprensas se atentem para esse novo comportamento da população”, pontuou. A jornalista destacou ainda que “40% do acesso às notícias vêm das redes sociais e 38% do Google. Por isso, utilizar esses novos veículos é imprescindível para atingir mais leitores e, assim, gerar mais visualizações”, completou.
Mas como fazer com que sua página na internet seja um dos primeiros a aparecer em sites de pesquisa? O palestrante português Carlos Amaral listou uma série de técnicas para solucionar essa questão e apontou os erros comuns, como o uso de termos muito específicos. “Utilizar uma linguagem mais natural e palavras-chave podem gerar mais visibilidade em sites de buscas”, aconselhou.
O painel foi finalizado com a explicação da mais recente forma de busca online, a cognitiva. Tiago Guimarães, representante da IBM, apresentou o Watson, um programa especializado nesse tipo de pesquisa. “A grande diferença entre a busca cognitiva e a tradicional é que a cognitiva interpreta as informações pesquisadas e, a partir disso, dá uma resposta mais completa; enquanto a normal procura resultados através da comparação das palavras buscadas”, explicou Guimarães.
Já o representante da Extreme Digital Lucas Pereira exemplificou o funcionamento do Watson através de uma simulação para o site da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O programa seria especializado em responder perguntas principalmente sobre Certificação Digital, serviço oferecido pela IOERJ.
“O usuário poderá tirar suas dúvidas por meio de um chat com comando de voz. O Watson consegue fazer isso devido a um treinamento dado antes de ir ao ar, como se fosse um estagiário”, brincou Lucas Pereira.