Mostrar os vetores de desenvolvimento do estado e promover o fortalecimento das identidades culturais, sob a perspectiva dos Territórios de Identidade Cultural. Esse é o principal objetivo da revista Bahia de Todos os Cantos, destacado na abertura do evento de lançamento da segunda edição da publicação, hoje pela manhã, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), com a presença de secretários de Estado, prefeitos e dirigentes das entidades parceiras do projeto da revista.
O diretor da Egba, Luiz Gonzaga, chamou a atenção para a qualidade da revista e para o aspecto de refletir a realidade de um estado que é “singular, por ser muito plural”. Na mesma direção, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, ressaltou que o próprio título da publicação é um espelho do seu objetivo: mostrar que a Bahia não é só Região Metropolitana, dando voz aos municípios, às pessoas que habitam em cada um dos 26 Territórios de Identidade Cultural. Lembrou ainda que o site da publicação (www.bahiadetodososcantos.com.br) pode funcionar como um canal de comunicação com os moradores de cada localidade, com estudantes, professores, leitores.
O secretário da Cultura, Márcio Meirelles, chamou a atenção para o conceito de Território de Identidade, uma forma de democratizar as políticas de Estado. Na área da cultura, ressaltou, o formato permitiu a distribuição igualitária e equilibrada dos pontos de cultura nos territórios, atingindo os 417 municípios baianos.
Em sua fala, o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, agradeceu as parcerias que tornam possível a edição da revista Bahia de Todos os Cantos – Egba e Fundação Pedro Calmon – e destacou sua importância para mostrar as ações do Governo, em um formato mais interessante e acessível a seu público leitor.
A revista Bahia de Todos os Cantos conta com um encarte especial, produzido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com gráficos, tabelas e dados atualizados sobre a população, economia e demais informações importantes sobre os municípios que integram os territórios de identidade. A segunda edição aborda três territórios: Região Metropolitana de Salvador (RMS), Baixo Sul e Recôncavo. Sua distribuição é gratuita e contempla bibliotecas públicas e escolares, pontos de cultura e prefeituras.
No mês de novembro, será lançado o primeiro programa da série Bahia de Todos os Cantos, que é fruto da parceria entre a Seplan, Secult, FPC, Egba e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). O programa contará com imagens e entrevistas, que refletem os bastidores de produção da publicação e revelam as peculiaridades dos Territórios de Identidade, como os hábitos, costumes e histórias do povo baiano, além dos marcos históricos e modelos de desenvolvimento de cada território. Nos oito primeiros programas, serão abordados os municípios dos territórios do Sisal, Velho Chico, Chapada, Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Baixo Sul.