Doze imprensas oficiais de estados brasileiros e Distrito Federal, além de representação da Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal, participaram hoje, pela manhã, da abertura da 53a Reunião das Imprensas Oficiais do Brasil, realizada em São Paulo. O foco: enriquecer a troca de experiências entre os estados, na discussão de assuntos comuns e apresentação de novos projetos.
Após a apresentação do Hino Nacional brasileiro, o presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), Luiz Gonzaga, diretor-geral da Empresa Gráfica da Bahia, abriu os trabalhos. Em seguida, a tarefa de dar as boas-vindas aos presentes ficou a cargo do presidente da Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp), Marcos Monteiro, dirigente da instituição que coordena a realização, na capital paulistana, da Redboa (Rede de Boletins Oficiais Americanos), programada para o dia de amanhã. Na fala de ambos, um ponto foi destacado: o valor do evento, que significa muito para a união das imprensas oficiais e a superação de problemas comuns.
Luiz Gonzaga usou uma analogia para ressaltar a necessidade de superação a fim de vencer as dificuldades próprias das imprensas oficiais. "Somos um país com dimensões continentais, mas somos um único país", disse. O presidente da Imesp, por sua vez, destacou a troca de experiências entre as imprensas oficiais, mesmo com diferenças entre elas – legislações diferentes, regras diversas. "Apesar de todas essas questões, nossa ansiedade é grande para fazer sempre melhor."
Monteiro ainda fez um breve relato histórico sobre a criação da Redboa, desde 2008 até o dias atuais, quando congrega 10 países membros – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai e Uruguai. No sexto fórum da instituição, serão feitas apresentações técnicas, palestras, possibilitando a troca de experiências entre os participantes, que poderão agregar conhecimentos, instituir novos modelos às suas organizações, promover intercâmbio técnico e impulsionar estudos sobre os sistemas de publicações dos Diários Oficiais das instituições que compõem a Redboa.
Na Abio, foi assinado Protocolo de Intenções entre a Imesp e a imprensa oficial da Paraíba, que lança as bases de cooperação técnica entre os partícipes, e a Companha Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag) entregou aos presentes uma publicação que conta a história dos 40 anos da organização.
Participaram da 53a Reunião da Abio as imprensas oficiais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Imprensa Nacional, Espírito Santo, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.