A mais importante Feira Internacional de Papel e Indústria Gráfica (FIEPAG) realizada no país, em São Paulo, de 22 a 25 de março, contou com a participação de equipe técnica da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), cujo objetivo principal foi conhecer as inovações do setor de Acabamento, Impressão e Pré-Impressão visando consolidar as transformações do parque gráfico que estão sendo implementadas na empresa sergipana.
Durante o evento os funcionários da Segrase conheceram equipamentos gráficos de diferentes fabricantes os quais se pretendem adquirir, a exemplo da picotadeira, equipamento que serve para perfurar matrizes de livros e catálogos, por exemplo, para colocação de espiral; espiraladeira, equipamento que produz espiral de arame simples ou revestido do mesmo diâmetro; seladora a vácuo, máquina que sela através de embalagens plásticas a vácuo, acondicionando impressos e livros que terão a vida útil do produto prolongada; e a aplicadora de verniz, equipamento utilizado para aplicar verniz localizado em livros e impressos.
Tendo em vista a modernização do parque gráfico da Segrase o Diretor-presidente Luiz Eduardo Oliva considera que os valores dos equipamentos que foram observados estão dentro das condições da Segrase, e isso, é um fato animador. “Além de mais modernas e compactas, as máquinas que vimos apresentam um valor aquisitivo ao nosso alcance, então acredito que em breve estaremos comprando novos equipamentos para o setor de acabamento da gráfica”, afirmou.
Pela primeira vez Marcos Prado, chefe do setor de impressão, participou de uma feira do segmento que reuniu tanta diversidade de tecnologias em equipamentos gráficos. Segundo ele, é de extrema importância estar “antenado” com o que há de mais novo, em termos de máquinas gráficas. “Achei enriquecedor participar deste evento, pois ao logo do tempo em que trabalho na área gráfica é interessante poder estar conhecendo as novidades do mercado. Além disso, também foi uma ocasião para que a Segrase possa adquirir equipamentos mais compactos, com preços diferenciados e acessíveis”, disse.
A gerente de Planejamento Ancilla Carvalho que vem coordenado o projeto de modernização da Segrase, explicou que a participação da empresa em feiras e eventos do segmento gráfico é uma premissa que está dentro da política de modernização do órgão, que consiste em dotar o setor gráfico com equipamentos modernos. Segundo ela, diversificando os equipamentos da gráfica é possível a ampliação de serviços prestados pela empresa. A gerente da Editora Diário Oficial, Gabriela Ferreira concordou e acrescentou que a aquisição destes novos equipamentos fomentará as atividades da Editora. Já o Diretor Administrativo-Financeiro, Carlos Alberto Prado salientou que ao serem compradas máquinas que o parque gráfico ainda não possui, a empresa cortará custos adicionais a exemplo da terceirização de serviços que sempre oneram a receita.
Aproveitando a realização da feira, a equipe da Segrase agendou visita técnica às instalações da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), onde percorreu o parque gráfico da empresa, contactou com seus dirigentes e firmou entendimentos com a equipe que integra a editora Imprensa Oficial, uma das melhores do Brasil e que tem colaborado com o processo de implantação da editora sergipana “Diário Oficial”. Lá a equipe foi recepcionada pelo designer gráfico, Guen Yokowama, pela gerente editorial Cecília Scharlach , onde foram discutidas as parcerias que estão se desenvolvendo, objetivando a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a empresa paulista e a sergipana. Destaque maior para o livro de arte sobre o Palácio Museu Olimpio Campos, cujos originais já se encontram na IMESP em fase de editoração eletrônica e será lançado em co-edição. Este trabalho tem a coordenação da Casa Civil do Estado de Sergipe, através do seu secretário Chefe Oliveira Júnior.