A utilização dos avanços tecnológicos vem possibilitando à sociedade praticidade na execução de tarefas durante o dia-a-dia. Na administração pública, a adoção das novas tecnologias promove o mesmo feito, pois é através da implementação de mecanismos mais modernos, eficazes e eficientes que se torna possível o desenvolvimento das suas atividades em prol da sociedade. Em conformidade com esta idéia, a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase vai lançar neste ano os Diários Oficiais na versão eletrônica, ou seja, online. Segundo o Diretor-presidente da instituição, Luiz Eduardo Oliva, essa é mais uma iniciativa da Segrase que objetiva dar maior transparência às ações públicas. “Disponibilizar o Diário Oficial na versão eletrônica significa permitir e facilitar o acesso às informações do governo aos cidadãos” completou Oliva.
Foi dado o ponto de partida na execução de medidas iniciais para a implantação do sistema. A Virtual Paper, empresa especializada em desenvolvimento de tecnologias para documentos eletrônicos, vai disponibilizar durante um período para testes, o programa Virtual Paper Reader, o qual permite a publicação de documentos em formato eletrônico para web fornecendo diariamente o conteúdo das edições do Diário Oficial. Tiago Stello, diretor da empresa, disponibilizará para a Segrase durante seis meses a utilização do programa que fornecerá ferramentas necessárias para que seja posto o Diário Oficial na internet. Passados os seis meses, e aprovada a utilização do novo sistema, será aberto um processo licitatório e dentre as empresas concorrentes se a Virtual Paper apresentar melhor proposta, será contratada. “Eles [se referindo à Virtual Paper] nos garantiram que apresentarão uma solução mais barata e melhor do que a de outras empresas, já que estas pedem a aquisição de equipamentos para a utilização de um programa que disponibilize revistas ou jornais online”, salientou o gerente de Informática da Segrase, Augusto Matos.
É importante ressaltar que todas as edições do Diário Oficial ficarão permanentemente arquivadas facilitando assim, consultas e pesquisas posteriores, inclusive de edições antigas que fazem parte do acervo da hemeroteca da Segrase e do acervo público do Estado datadas do século XIX.