Representantes da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) participaram na última semana, em São Paulo, da 13ª Abio Técnica. Promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), o evento tratou sobre produtos e serviços de Tecnologia da Informação (TI), a exemplo da versão online do Diário Oficial, a Certificação Digital e a digitalização de documentos.
Para o diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva, o evento representou uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre as imprensas oficiais do Brasil, além de ter proporcionado a apresentação de novidades na área de TI que visam a otimização dos produtos e serviços.
Na programação do encontro, os participantes fizeram uma visita técnica às instalações da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp) e conheceram o parque gráfico da empresa. Também houve a apresentação de trabalhos na área de TI, em que cada Estado apresentou as ferramentas que estão utilizando e os novos produtos que poderão ser oferecidos ao mercado.
Representando Sergipe, o gerente de TI, Augusto Matos, falou sobre o projeto de modernização da Segrase, além das aquisições de equipamentos e melhorias em toda estrutura de rede elétrica. Segundo ele, a iniciativa do órgão ao definir um Plano Diretor de TI vai possibilitar uma estrutura adequada às demandas da empresa.
“A implementação das novas tecnologias no mercado é uma realidade que a Segrase está acompanhado, além de proporcionar melhores condições no desenvolvimento das atividades na empresa. Por isso, estamos investindo para que tenhamos uma estrutura melhor”, explicou Matos.
Durante o evento, a Abio assinou um protocolo de intenções com a Rede de Diários e Boletins Oficiais da América (Redboa), que tem o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA). O objetivo do termo é criar um mecanismo de consulta pública e acesso compartilhado das informações publicadas pelas imprensas oficiais dos países das três Américas. Essa parceria vai propiciar o desenvolvimento e consolidação de ações com o auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação.