Coordenado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), foi aberto em Aracaju, nesta quinta-feira 2, o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) reunindo mais de 200 participantes de praticamente todos os Estados brasileiros, incluindo dirigentes de organismos estaduais e federais, médicos veterinários e agrônomos e técnicos agrícolas.
Para o presidente do fórum, Décio Coutinho, a realização deste evento é uma oportunidade de discutir de forma ampla os interesses da Sanidade Agropecuária nacional. O secretário Paulo Viana que presidiu os trabalhos de abertura do evento parabenizou todos da Emdagro que trabalharam para o êxito do fórum e enfatizou o esforço do Governo do Estado na defesa da sanidade animal e vegetal em Sergipe. Uma das marcas destacadas pelo secretário como emblemáticas foi o fato de Sergipe ter chegado ao 13º ano consecutivo como zona livre de Febre Aftosa e de outras zoonoses.
O Presidente da Emdagro, Jéferson Feitoza, registrou o trabalho organizacional da Diretora Salete Dezen em prol do Fonesa, e afirmou a alegria de Sergipe em sediar o fórum e reunir especialistas de todo Brasil. Feitoza também ressaltou o trabalho da Emdagro na pesquisa, na assistência técnica e na vigilância. Tais ações buscaram garantir as certificações como zona livre não apenas de Febre Aftosa, mas de outras zoonoses e de pragas e doenças da laranja e da banana. O Fonesa prossegue até esta sexta-feira 3.