Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 23, a solenidade em comemoração aos 40 anos de existência da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase). A programação do evento iniciou com o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de Sergipe e da Segrase.
Fundada há 114 anos e considerada a 6ª mais antiga do Brasil, a Imprensa Oficial de Sergipe foi transformada em empresa pública em 23 de outubro de 1969 através do Decreto-Lei de número 168, de 21 de outubro de 1969, assinado pelo ex-governador Lourival Baptista. Dentre suas competências constava a de imprimir, prioritariamente, o Diário Oficial do Estado e outras publicações oficiais do Governo do Estado e executar trabalhos gráficos de expediente ou especiais para a administração estadual, direta ou indireta.
O diretor presidente da empresa, Luiz Eduardo Oliva, falou sobre a importância desta comemoração, ressaltando os momentos de expansão da empresa e outras conquistas de igual importância. “Ao completar 40 anos, a Segrase consolida o seu papel. É preciso que seja preservada a longevidade das instituições”, salientou.
Durante o evento também houve a entrega de placas de congratulação. A primeira foi entregue ao jornalista Ivan Valença, que foi o primeiro presidente da Segrase em 1971. Em sua fala, ele destacou as mudanças empreendidas no órgão ao longo dessas quatro décadas. Segundo ele, a transformação da antiga autarquia em empresa foi um grande passo para a modernização dos equipamentos gráficos e para a autonomia da empresa.
Em seguida, representando todos os funcionários aposentados, foi agraciada com uma placa a servidora aposentada Nilza Maria dos Santos. E foram escolhidos os dez servidores com maior tempo de serviços prestado ao órgão que também receberam a placa. Também em reconhecimento às atividades desempenhadas pelos atuais servidores e funcionários, foi entregue um certificado a todos eles. O evento foi finalizado com o café da manhã servido no setor de acabamento da empresa.